1. Home
  2. TV
  3. RIO
  4. GRANDE
  5. DO
  6. NORTE
  7. Inspeção em obras das queijeiras no RN
Inspeção em obras das queijeiras no RN

Inspeção em obras das queijeiras no RN

0
0

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, segue inspecionando a finalização das obras e a chegada de equipamentos das 39 queijeiras do Seridó beneficiadas pelo Governo do RN. Nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/07), equipes do Projeto Governo Cidadão visitarão os estabelecimentos nos municípios de Cruzeta, São José do Seridó e Jardim do Seridó.

“A ideia é visitar todas as queijeiras para colocá-las em funcionamento o mais rápido possível. Esses produtores rurais precisam desse impulsionamento, precisam produzir seus queijos, manteigas e laticínios com qualidade e segurança para ganhar o mundo”, pontuou Mineiro, que em junho visitou seis unidades nos municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

ACOMPANHAMENTO DO TCE
A convite de Mineiro, as inspeções realizadas em junho contaram com a participação de membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE RN). “É muito importante acompanhar as execuções, tendo a oportunidade de analisar e monitorar, in loco, a evolução do investimento”, disse o auditor do TCE RN, Márcio Loiola, acompanhado do colega, auditor Adriano Sousa, durante visita do dia 21 de junho.

Todas as execuções fazem parte do Edital de Leite e Derivados do Governo do Estado para o fortalecimento da Pecuária Leiteira e foram viabilizadas pelo Governo Cidadão e pela Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE). Os recursos ultrapassam os R$ 20 milhões, oriundos do empréstimo estatal junto ao Banco Mundial. Ao final da iniciativa, 15 queijeiras da cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa) e outras 24 pertencentes à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs) estarão estruturadas, adequadas, equipadas e em conformidade com as legislações sanitárias.

ENERGIA LIMPA
Em uma das visitas realizadas no mês de junho, também foi inspecionada a usina fotovoltaica construída para fornecer parte da energia útil ao funcionamento das 15 unidades de beneficiamento ligadas à Capesa. A implementação já foi concluída, faltando apenas a ligação por parte da Cosern. O equipamento foi custeado pelo Governo do RN – R$ 670 mil, com recursos do empréstimo com o Banco Mundial – e permitirá a redução de custos com energia elétrica.

“Com a usina, esperamos diminuir os gastos de nossos cooperados com energia elétrica, revertendo toda e qualquer economia em investimentos”, disse Venâncio de Souza Lima Filho, presidente da Capesa, destacando todos os investimentos como imperativo para o fortalecimento da bacia leiteira do Estado.

INFORMAÇÕES: ASCOM GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

Deixe Seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *